quinta-feira, setembro 13, 2007

O "fair play" de Scolari


Eu vi na TV a tentativa de agressão de "seu Filipão" a um jogador sérvio cujo nome acabado em ich não sei pronunciar. Dizem os nossos comediantes que foi pena não ter acertado com a "pera" em cheio nas trombas do ex-jugoslavo. Se fosse um filme diria até que a cena estava bem filmada devido à perfeição da simulação. Scolari diz que só quis defender o nosso jogador Quaresma. Não vejo necessidade disso. Ambos sabem defender-se muito bem.

"Fair Play" significa "jogo limpo", aceitar as derrotas com desportivismo. Os ingleses dizem que os verdadeiros desportistas se vêem quando perdem e não quando ganham. Já é mau assistir a agressões entre jogadores ou destes aos árbitros, ser o seleccionador é do pior. Cabe-lhe manter a disciplina, dar o exemplo aos jogadores. O exemplo dado foi péssimo.

Sabemos que no futebol abundam as provocações chegando a haver cuspidelas dissimuladas. Os sérvios não são nenhuns santinhos pois nos últimos anos provocaram várias guerras na Europa (Bósnia, Kossovo... ). Convém conhecer a história toda antes de aplicar castigos.

Misturar boxe com futebol parece ser uma tendência do desporto nacional. Estou a lembrar-me do soco do João Pinto na barriga daquele árbitro argentino tão amigo dos coreanos... A selecção de Sub20 que escavacou um balneário num campeonato em França.

Convinha fazer alguma coisinha para acabar com isto.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Dragutinovic (nome do jogador que quase levou um gancho do Scolari Balboa)

16 de setembro de 2007 às 23:33  

Enviar um comentário

<< Home