quinta-feira, novembro 24, 2011

Tirania dos Mercados Financeiros

Berlusconi foi apanhado numa escuta telefónica a chamar "gorda mal f*****" à Merkhel. A escuta surge no contexto de mais uma investigação por corrupção. Anos de perseguições judiciais e dezenas de processos deram em nada. O tipo é mal-educado o que aliás combina mal com a alegada faceta de sedutor. Nada disso surpreende a nós portugueses que temos uma "miniatura" grosseira na Madeira...
Os Mercados "todos poderosos" da dívida soberana derrubaram o "Cavalieri"´só por os juros terem ultrapassado a fasquia dos 7%. Deveremos alegrarmo-nos? Não. Os mercados não são democráticos e nada se ralam se os velhos deixam de se tratar por falta de dinheiro para os medicamentos. Os mercados só se interessam por uma coisa: o lucro. Quando esse lucro atinge como no caso português 17% no mercado secundário devemos chamar-lhe "usura".
O mais curioso é que os governos caem, os parlamentos produzem novos governos (Grécia e Itália) ditos tecnocratas, os eleitores escolhem maiorias de direita (Portugal e Espanha) e os juros continuam a escalada enquanto as notações das agências de rating descem para o "lixo" (Fitch).
Os governos são pressionados para adoptarem medidas de austeridade, cortarem a "gorduras" do Estado e depois são penalizados por isso gerar recessão. É preso por ter cão e preso por não ter!

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home