quinta-feira, setembro 26, 2013

Silly Season versão alentejana

Este verão, marcado como outros pelos incêndios florestais, pragas de mosquitos e outros "fait divers", constituiu aquilo a que os anglo-saxónicos chamam apropriadamente "Silly Season". Silly de tola que é a "estação". Os jornalistas não têm factos susceptíveis de se tornarem notícias portanto ou os inventam ou aproveitam tudo o que têm à mão.
Um acontecimento digno de figurar na série "1000 Ways to Die" (1000 Maneiras de Morrer), que passa entre nós no Canal Odisseia, chamou a minha atenção em Agosto ao ler o matutino Correio da Manhã. Um jovem ébrio de Évora acompanhado de mais três amigalhaços saltou a vedação do busto ao poeta Ruy Cinatti (Ruy Cinatti Vaz Monteiro Gomes) e abraçou-se com tal "ternura" que o mesmo se desprendeu da base e caiu sobre o estarola matando-o.
Já sabíamos que a estupidez pode ser mortal, pelos vistos a falta de respeito também. A morte de um idiota não acaba com o verão. Se quisermos compadecermo-nos com a morte alheia que o façamos pelos bombeiros caídos no cumprimento do dever, um dever tornado especialmente penoso pela ação de um bando de terroristas estúpidos e, por vezes, inconscientes a que chamamos incendiários.

Etiquetas:

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home