segunda-feira, março 02, 2009

Fosso geracional na Calle Mayor 84



São raras as vezes que vou a Madrid e não janto no centenário Círiaco (abriu em 1906).


Sábado (28) deleitava-me com meia perdiz "escabechada" quando um casal português (ela a rondar os 30, ele um pouco mais velho) se senta na mesa ao lado. Ela deita o olho para o meu prato e decide que também quer. Ele não faz a mínima ideia do que há-de comer e com a leitura do extenso cardápio fica ainda mais indeciso. Convém dizer que só os clientes habituais se apercebem de que o dono é um dos empregados de casaco impecavelmente branco que servem à mesa. Ofereço-me para ajudar revelando as nossas escolhas prévias à perdiz: croquetas de merluza (pescada) e alcachofras com pedacinhos de presunto. Ela agradece, ele revela-se ostensivamente mal-educado. Baixam a voz para pedir outra entrada...


Mais adiante no repasto recebem chamadas nos telemóveis. Percebe-se que haviam deixado os miúdos com os avós e o mais pequeno habituado a roer a casca dos pinheiros apanhou lagarta nos beiços e agora mal podia comer. Ela fica bastante perturbada.

Podia ajudar mas já não me ofereço, consciente do fosso que há entre mim e esta geração senhora do seu nariz que sabe tudo menos como pagar o empréstimo e a prestação do carro sem aumentar todos os meses o saldo cartão de crédito. Há excepções honrosas, claro, mas estes dois são exemplares típicos.
Bastaria pôr-lhe as mãos na nuca e concentrar-me um pouco. Não. Estou a delirar. Reiki no Círiaco?...
Como diz o slogan "En Madrid todo es posible"!

4 Comments:

Blogger Petra said...

não percebi essa do miúdo que apanhou lagartas nos beiços por roer pinheiros eheheheheheheheheheheheh

4 de março de 2009 às 15:11  
Anonymous Anónimo said...

Nem tudo se "resolve" com Reiki.
Aliás, o Reiki às vezes não ajuda mesmo nada.
Noto uma pustura sobranceira, posso até ousar dizer arrogante, na sequênca dos pensamentos vertidos no texto.
Agrada.me contudo voltar a ter o que ler neste Cão

24 de março de 2009 às 10:01  
Blogger caosarnento said...

Pois é cara anónima o Reiki não resolve tudo mas já tirou muita boa gente do hospital. Como acontece com os milagres também aqui é preciso ter fé. Quando não cura pelo menos contribui para melhorar (a menos que a "paciente" resista...).

8 de abril de 2009 às 18:15  
Blogger caosarnento said...

Cara sobranceira, olhe que pOstura se escreve com "O" e "sobranceira" não leva cedilha.
Os erros (ortográficos) às vezes funcionam como marcas de água, eh, eh...

8 de abril de 2009 às 20:05  

Enviar um comentário

<< Home