quarta-feira, março 04, 2009

O voto dos profs

Tinha Pedro Silva Pereira na conta de um homem inteligente, daí estranhar sobremaneira as declarações que ouvi dele no Comício Geral (vulgo Congresso) do PS do passado fim-de-semana. Disse ele que os professores vão ajudar o PS a ganhar nova maioria absoluta nas próximas eleições legislativas.
Não me parece.
Os profs que conheço (e são muitos!) dizem-me que votarão em qualquer outro partido ou coligação menos no PS. Os poucos que são militantes socialistas evitam pronunciar-se, afinal de contas o voto é secreto e cada um mete a cruz no quadrado que quer...
O PS adoptou uma estratégia de hostilização sistemática tentando culpabilizar os docentes pelos problemas da Educação como o insucesso ou o abandono escolar ao mesmo tempo que desvaloriza os actos de indisciplina dos alunos cada vez mais frequentes. Os professores são em geral profissionais qualificados e pessoas informadas pelo que a sua manipulação não me parece coisa fácil.
Pedro Silva Pereira quis dar um ar da sua graça ou então provocar deliberadamente os pedagogos portugueses. Qualquer das hipóteses revela irresponsabilidade e quiçá excesso de confiança. A maioria que receberam de mão beijada subiu-lhes à cabeça. Um pouquinho de humildade haveria de trazer-lhes melhores resultados. O povo português já demonstrou em eleições anteriores ser sábio.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home