segunda-feira, outubro 07, 2013

Cavaco republicano!

"(...) ninguém pode eximir-se do dever de contribuir para o bem comum, sobretudo, num altura em que todos são chamados a fazer pesados sacrifícios, em nome de um futuro melhor para Portugal e para as gerações vindouras, com base na aspiração de um país mais democrático, mais justo e mais desenvolvido.
"A exigência e o rigor no ensino são, na sua essência, valores profundamente republicanos. O facilitismo na avaliação de alunos e docentes favorece o privilégio e acaba, de facto, por promover a desigualdade."
"Se o ensino perder critérios de exigência e rigor serão penalizados, em primeira linha, os alunos de mais baixos recursos, aqueles que só através da educação e do mérito podem progredir na sua vida escolar e, mais tarde, na sua atividade profissional."
Declarações do Presidente da República no dia 5 de Outubro 
A exigência e o rigor são valores republicanos. Isto saído da boca do responsável pelo início da política do facilitismo no Ensino não pode deixar de me causar perplexidade. Foi nos governos de Cavaco Silva que começou a pressão sistemática sobre os professores para passarem os alunos de modo a igualar as baixas taxas de insucesso escolar dos países europeus mais desenvolvidos.
Os mega-agrupamentos de escolas serão um contributo para a qualidade da escola pública? E o aumento do número de alunos por turma (para + de 30 em alguns casos) também ajuda? Podem fazer as piruetas que quiserem mas a massificação do ensino será sempre inimiga da qualidade.
A redução de assistentes operacionais através das rescisões amigáveis tornará mais agradável o "clima" da escola pública? Contribuirá para reduzir a violência na escola?
Pois é, senhor Presidente, a violência perturba a aprendizagem dos alunos, sejam favorecidos ou não.

A fome, que julgávamos erradicada da nossa sociedade voltou às salas de aula. Alunos que vão para as aulas de barriga vazia conseguem aprender? Não. Os suecos decobriram e atacaram esse flagelo há mais de um século.
Mérito? Em Portugal? Onde ainda perdura o sistema do padrinho e do compadrio precisamente o principal inimigo do mérito.

Etiquetas:

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home